8Azul » Variados » Quanto tempo demora para Compensar um Cheque

Quanto tempo demora para Compensar um Cheque

Esse ano a FEBRABAN alterou o prazo de compensação de cheques no país. Clique e saiba o tempo para compensação alem do motivo da alteração do tempo de seus benefícios.

Prazo para compensação de cheque

Os prazos de compensação dos cheques foram alterados.

Quando se fala em cheque muita gente já quer mudar de assuntou ou evita-los. Muitos comerciantes não aceitam pagamentos em cheque pelos diversos problemas que isso pode ocasionar a eles, entre os problemas mais comuns, está o de clonagem de cheques.

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos - estipulou novos prazos de compensação de cheque e implantou um novo sistema para que isso pudesse ocorrer mais rapidamente. Antes, os cheques precisavam ser transportados por malotes de um banco para outro para então serem contabilizados e compensados, o que poderia demorar bastante em algumas regiões do país. O novo sistema se baseia no escaneamento do cheque e do código de barras. As transferências são feitas  digitalmente, diminuindo muito o tempo que seria necessário para fazê-las.

Para valores abaixo de R$ 300,00 os cheques serão compensados em dois dias úteis, lembrando que em qualquer caso é contado do primeiro dia útil após a operação. Para valores acima de R$ 300,00 serão compensados em um dia útil. Se houver algum feriado na praça local em um dos dias da operação, será acrescentado mais um dia para a conclusão.

A diminuição do tempo de compensação deve impedir grande parte dos golpes de clonagens e extravio de cheque que necessitam de mais tempo para terem sucesso.

Quem leu esse, olho esses:


Quer comentar ?