8Azul » Variados » Qual o Ponto Mais Profundo dos Oceanos Terrestres

Qual o Ponto Mais Profundo dos Oceanos Terrestres

A Fossa Mariana comporta os pontos mais profundos dos oceanos já encontrados pelo homem. Sua disposição desafia a ciência e ainda reina no campo do desconhecido. Clique e saiba mais sobre o ponto mais profundo dos oceanos na Terra!

Fossa Mariana

Gráfico com informações sobre a Fossa Mariana

É bastante comum assistirmos a filmes de viagens interestelares, exploração e guerras em outros planetas, ou se fascinar admirando fotos das nebulosas e galáxias tiradas pelos satélites telescópios. Ao que parece, os olhos dos homens, desde a Guerra Fria, tem se voltado ao espaço.

Porém, os cientistas vêm estudando muitas coisas desconhecidas aqui mesmo na Terra, que por muitas vezes desafiam o entendimento da ciência.

O ponto mais profundo já encontrado pelo homem nos oceanos está localizado próximo as Ilhas Marianas, norte da Nova Guiné, com o nome de Fossa Mariana. A Fossa Mariana segue por aproximadamente 2500 km de comprimento e cerca de 70 km de largura. Recentemente, a Marinha Americana realizou uma medição com instrumentos de uma tecnologia nova. Foi registrado cerca de 13 km de profundidade, que se invertida, é ainda maior que o Monte Everest.

Lá foi registrado o record de profundidade alcançada pelo homem. O oceanógrafo suíço Jacques Piccad e o tenente da marinha americana Donald walsh, a bordo de um Submersível – pequeno submarino altamente resistente a pressão – chegaram a profundidade aproximada de 11.000 metros.

A Fossa Mariana ainda é um mistério para a ciência. Não se sabe ao certo como se deu sua formação, nem a quantidade de material e biodiversidade diferente que lá podem existir. As poucas visitas ao lugar mostraram espécies nunca antes vistas pelo homem, mas sem grandes detalhes.


Quer comentar ?