8Azul » História » Qual foi a Primeira Capital do Brasil

Qual foi a Primeira Capital do Brasil

A primeira capital do Brasil foi fundada no tempo da colônia e até hoje é ponto de uma imensa riqueza cultural sincrética. Clique e saiba mais sobre essa maravilhosa cidade do nosso país.

A cidade hoje conhecida como Salvador no estado da Bahia foi a primeira capital do Brasil. Fundada como Bahia de Todos os Santos, Salvador é uma das cidades mais antigas da América. Também atribuído o nome de Roma Negra, pois a cidade tinha em sua maioria habitantes negros e era como a capital do candomblé igualmente a Roma como capital do catolicismo.

Salvador. Primeira capital do Brasil

Elevador Lacerda. Facilita o acesso entre a cidade baixa e a cidade alta em Salvador.

Essa antiga capital foi responsável pela imagem do Brasil por muito tempo. Hoje, destaca-se por ser um do maiores pontos turísticos do país devido sua diversidade cultural, sincretismo religioso, culinária, arquitetura colonial, regionalismo, e patrimônios históricos.

No dia 29 de março de 1549, Tomé de Sousa desembarca chega no território de Salvador a perdido da coroa portuguesa que precisava de uma capital para o Brasil. Chegou em 6 embarcações e fundou a cidade de São Salvador que já nascia como capital da colônia. Ainda no século XVI, São Salvador tornava-se o maior porto escravocrata da colônia, fator que desencadeou uma série de sincretismos religiosos e culturais e uma grande diversidade de costumes, ritos, daças, músicas, entre outros. Sua economia girava somente em primeiro momento do comércio e cultivo da cana-de-açúcar.

Salvador foi invadida por navegadores holandeses em 1624, invasão que só durou 11 meses quando foram expulsos por uma brigada de 40 navios espanhóis. Em 1763, Salvador perde o posto de capital da colônia para a cidade do Rio de Janeiro, mantendo seu importante papel econômico no cultivo de cana. Foi a primeira cidade brasileira a ter uma universidade de medicina, fundada durante a estadia da coroa portuguesa em 1808.

Salvador foi palco de muitas revoltas e conquistas brasileiras. A exemplo a Revolta dos Alfaiates e a expulsão das tropas portuguesas durante a independência do Brasil. Em 1823 a economia de Salvador mudaria novamente com a descoberta de minas de diamante na Serra do Açuruá.

Salvador hoje é cidade sede da Grande Salvador, que é uma das maiores regiões metropolitanas do mundo, concentrando aproximadamente 3.474.804 habitantes.


Quer comentar ?