8Azul » História » Origem do Circo no Brasil e no Mundo

Origem do Circo no Brasil e no Mundo

O circo como conhecemos é o resultado de centenas de processos históricos de artistas de rua de todo o mundo. Clique e entenda mais sobre o circo.

O Circo no Velho Mundo

Não é possível relatar uma data exata para o aparecimento do circo. Isso porque as atividades circenses aparecem na história de diversas sociedades no mundo, sejam ligadas a exibições e entretenimento ou a outros fatores culturais.

De fato, o registro mais antigo de uma atividade circense já encontrado constitui em algumas pinturas chinesas que datam pouco mais de 5000 anos, mostrando acrobatas e contorcionistas. Apesar desses movimentos fazerem parte da tradição das artes marciais chinesas, esses movimentos aos poucos foram ganhando espaço para outras atividades nos impérios chineses.

Malabares egípcios

Malabares egípcios

Por volta de 108 a.C. alguns espetáculos nos impérios chineses eram presididos especialmente por essas demonstrações artísticas de movimentos e acrobacias. Também no Egito, já haviam registros de pessoas que faziam malabarismo para entreter as pessoas.

Talvez uma das tradições mais importantes nesse aspeto venha a ter surgido durante a idade média. Os andarilhos que iam de cidade em cidade com roupas coloridas, fazendo malabares e apresentações cômicas ficaram no imaginário popular até mesmo como na imagem do bobo da corte.

Porém, a estrutura circense que hoje conhecemos pode ter surgido na Inglaterra pelo oficial de cavalaria Philip Astley. Sua ideia era montar espetáculos e exibições em tendas onde a entrada seria cobrada para quem quisesse assisti-los. A figura do palhaço entrou em cena mais como a de um mimico cômico como também a figura do mestre de cerimônia que narrava os shows.

No Brasil

As artes circenses começaram no Brasil por imigrantes ciganos fugidos das perseguições europeias. Parecidos com os andarilhos da idade média – provavelmente um continuidade desse mesmo processo – esses ciganos andavam de cidade em cidade montando suas tendas e exibindo shows de ilusionismo e outras atividades exóticas.

Circo no Brasil

Circo no Brasil

Por volta do século XIX os circos ganharam mais notoriedade no Brasil por centrarem-se principalmente em periferias e terem uma grande variedade de apresentações. Um diferencial importante foi a centralidade da figura do palhaço brasileiro, que diferente do europeu mímico, falava, cantava, tocava instrumentos e fazia de tudo para arrancar os maiores sorrisos do público.Também era comum que o próprio palhaço fosse o mestre de cerimônias em alguns circos.

Piolin - o pai dos palhaços brasileiros

Piolin – o pai dos palhaços brasileiros

Atualmente, tanto no Brasil como em vários lugares no mundo, os circos são considerados peças culturais de muita importância. No próprio Brasil existem escolas de circo que ensinam as técnicas e profissionalização circense. Cidades sempre abrem espaços para apresentações e instalações de circo e a figura do palhaço brasileiro popularizou-se de forma estrondosa no país principalmente em programas de televisão.

Quem leu esse, olho esses:


Quer comentar ?