8Azul » Saúde » Chance de Engravidar na Menstruação

Chance de Engravidar na Menstruação

É possível engravidar durante o período menstrual? A ciência explica as chances e os motivos. Clique e confira os detalhes dessa importante informação.

Gravidez

Ciclos menstruais instáveis podem estar entre os fatores da gravidez na adolescência.

Atualmente, com os vários veículos de informação, como internet, televisão, publicidade impressa, entre outros, ficou mais fácil ter acesso a informações dos mais variados assuntos. Porém, a cada dia mais jovens adentram na vida sexual muito cedo, e pela falta de experiência, acabam cometendo erros cruciais. Mesmo com toda informação, o sexo ainda é assunto tabu na maioria das sociedades.

Uma dúvida frequentemente questionada por jovens desesperados em diversos fóruns da internet, remete-se a possibilidades teoricamente remotas de gravidez. É possível engravidar no período menstrual?

As aulas de biologia no colégio diriam que não, mas muitos doutores especializados afirmam que sim, é possível, mesmo que as chances sejam pequenas.

O ciclo menstrual geralmente ocorre durante 28 dias. porém, é comum esse número variar de mulher pra mulher , além de ser instável em mulheres mais jovens. Mulheres com ciclos de 22 dias, por exemplo, tem a ovulação muito próxima do período menstrual. Isso quer dizer que, a não ser que a parceira saiba com total certeza o dia final do período, só haveria chances de gravidez caso os espermatozoides ficassem lá desde o final menstruação até o inicio da ovulação. Por incrível que possa parecer, é isso que acontece.

Os espermatozoides podem ficar vivos por até 3 dias no organismo da mulher. Se a parceira não utiliza de nenhum meio contraceptivo e teve relações sexuais no fim do período menstrual, é possível que ela engravide até 3 dias depois, no início da ovulação.

As formas de prevenir são simples e já conhecidas por todos, mas não custa repetir. Com a utilização da camisinha ou comprimidos anticoncepcionais.


Quer comentar ?